Avançar para o conteúdo principal

UM BATE-PAPO

Acordei e encontrei-me comigo mesmo. Tive um diálogo como fazia tempo que não tinha. Decidi aliviar a carga e acima de tudo não criar tantas expectativas. Neste ínterim, as músicas afloram minha mente e a primeira delas é “Amanhã” de Guilherme Arantes, que é uma projecção da felicidade e do melhor para o futuro, como se nos fosse vedado ser felizes e realizados hoje. A segunda é de Sérgio Godinho “O Primeiro Dia”, onde o cantor fala que hoje é o primeiro dia do resto da tua vida, mas na realidade, hoje não quero pensar nos outros. Hoje quero olhar para mim e ver que hoje é o primeiro dia e o único do resto da minha vida. Só tenho o hoje. Não estou pensando em morrer, não estou desistindo dos sonhos, mas a realidade que meu tempo é hoje e é no aqui e agora que devo viver e expressar meus sentimentos. É hoje e só hoje como diz a canção do Jota Quest.
Vou viver meu dia, meu tempo. Quero expressar a alegria e o prazer de estar vivo. Não quero ficar agarrado às preocupações e muito menos ansioso com coisas que nem sei se serão reais ou não. Vou viver intensamente. Vou desligar-me de fardos que tenho carregado. Vou entrega-los e depositá-los nos pés daquele que me chama para caminhar com Ele e o seu chamado é para hoje. Quero viver meu hoje e quero vivê-lo como se fosse o último da minha vida e por isso, vou vivê-lo com cuidado para não ferir quem amo. Vou viver intensamente procurando sorrir e promover alegria aos que comigo se encontrarem, pois quero apenas deixar uma marca positiva em suas vidas. Até porque se este encontro for o último de nossas vidas, que eles ficam com uma grata lembrança e saudade e nunca com a mágoa da ferida que posso ter causado.
Decidi que não posso controlar os acontecimentos da vida. Não posso mudar o meu passado, mas posso aprender com ele. Devo olhar para o que fui e ver no que me tornei. Tenho que saber de onde sai e onde cheguei, e ter uma atitude de gratidão porque na vida e na caminhada dela, fui galardoado com pessoas maravilhosas que me deram tanto e portanto, quero carrega-las comigo e em mim, para além de mim, pois o que elas me deram não pesa, pois o que dedicaram foi cuidado e amor.
Hoje decidi caminhar e falar comigo. Um diálogo franco e aberto de mim para mim, sem criar expectativas. Coração aberto, tomando decisões que necessitavam ser tomadas. Abrindo mão do que me é impossível ter. Aliviando a carga e reconhecendo que não posso carregar o peso do mundo. Decidi viver o hoje e neste hoje decidi que a alegria, aquela que faz parte da minha essência e que vem do Senhor da alegria, que é alegria em mim e como diz a canção de Vinícius, me faz escravo da alegria, mesmo que haja momentos de dor, mas hoje viverei alegremente.
Hoje agarro-me a realidade. Quero o momento presente, que ele seja único e vivido intensamente. Que seja pleno e que o coração que se rasga se doa e se entrega não tenha medo de viver o amor, mesmo que no amor a dor seja uma realidade, porque quem ama sofre, sente e se ressente, mas não desiste e persiste em seguir em frente, porque sem amor não há nada e a vida deixa de fazer sentido.
Um bate-papo tranquilo, sem máscaras, sem barreiras, até porque diante de mim mesmo e com a cara limpa, não dá para escamotear e me enganar. Falei das minhas inseguranças, dos meus temores. Analisei o meu momento, mas deixei levar-me com a beleza das rosas que encontrava pelo caminho. Foi na singeleza delas que percebi o porque as oferecemos para quem amamos. Elas dizem que o amor é simples e frágil. Ele é belo, mas precisa ser cultivado e cuidado.
É verdade, encontrei-me comigo, mas também fui além de mim e como sempre estive com Aquele que não me deixa e que diante dEle estou sempre transparente e Ele que É, que não muda me chama e diz para que eu viva o hoje ousadamente sem medo de ser feliz, porque Ele é Amor e Alegria.

Hoje vou viver como se fosse o primeiro e o último dia da minha vida, mas viverei feliz e radiante, pois quero ser a mudança que eu preciso e na minha mudança, possa mudar aqueles que estão próximos a mim.

Comentários

Unknown disse…
Amigo!

O nosso tempo é precioso, é preciso estar em sintonia com o nosso eu interior constantemente, não fazemos isso com frequência. Sendo assim deixamos que insights impostantes no nosso caminhar sejam revelados. A cortina de voal que nos cerca é como a escuridão fundamental, não queremos ver mas está lá dentro, esperando pela iluminação.
Boa noite!

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria