Avançar para o conteúdo principal

CUIDAR É TOCAR


Nossas vidas estão fora de ordem. Vivemos numa correria insana. Não temos tempo para nós e muito menos para aqueles que amamos. “Criámos uma época caracterizada por uma falta de tempo crónica. Toda gente vive apressada, correndo para a próxima reunião ou actividade, longe do momento presente. Temos a sensação de estar sempre a fazer a coisa errada no momento errado – de que devíamos estar a fazer outra coisa. Há sempre outra coisa, algo mais importante a exigir nossa atenção.” E neste corre-corre, nos desumanizamos e nos fechamos para os relacionamentos, vivemos solitariamente para não mostrar quão frágeis somos.
Somos pessoas frágeis. Podemos tentar aparentar ser fortes, até esconder nosso sofrimento e as nossas dores, mas a verdade é que somos seres frágeis e na nossa fragilidade queremos um ombro amigo, desejamos alguém para partilhar a nossa dor. Ficamos como crianças machucadas que desejam correr ao encontro dos braços abertos de nossas mães, mas na falta deles, queremos um abraço amigo.
É justamente quando ficamos dependentes, quando sofremos e sentimos a dor é que reiniciamos o nosso processo de re-humanização. “Sabia que longe do sofrimento e da dor não há humanidade”. É na hora da aflição e do sofrimento que mais percebemos o outro e que mais desejamos o outro pelo outro independente de quem ele seja ou do que ele tenha. Na dor, na nossa dor profunda, queremos partilhá-la e queremos que ela seja sentida. O sofrimento nos humaniza.
Quem deseja cuidar, deve assumir a sua dor. Precisa tocar e ser tocado. É interessante ver as narrativas dos evangelhos, quantas vezes diz que Jesus viu as pessoas e teve compaixão delas. Viu e foi tocado. Gosto muito da parábola do samaritano. Ele viu, mas se deixou tocar pelo que viu e ao ser tocado pelo sofrimento alheio, agiu. Cuidar é simplesmente por o amor em ação. É ser envolvido de compaixão.
Cuidar é tocar, mas antes de tocar é ser tocado na sua própria humanidade. É ver e agir. É ir ao encontro do outro. É dar, mas compreender que o dar não é necessariamente coisas, mas fundamentalmente de si mesmo. É fazer-se presente e ter a coragem de tocar e se deixar tocar. É não ter medo do abraço e acima de tudo, é tocar e se deixar tocar pelas lágrimas que surgem na experiência da humanização.
Cuidar é preciso e o cuidado exige o toque. Contudo, na cultura idiotizante onde tudo vira motivo para queixa de assédio, nos encaramujamos, nos fechamos em nós próprios, não assumimos que precisamos desesperadamente de um abraço e não abraçamos por causa do medo do que podem dizer. Tocar é sentir o outro. É percebê-lo e tratá-lo em toda a sua essência.
Cuidar é tocar e ser tocado. É se fazer presente e romper com o fluxo da solidão. Devemos lembrar o seguinte: “A solidão não é ausência de pessoas. É ausência de compreensão e aceitação. Imensas pessoas por todo mundo sofreram de solidão em salas cheias de gente. De facto, estar sozinho em salas cheias acentua e agrava muitas vezes a solidão.” Tocar é dizer, não estás só. Estou aqui contigo. Mesmo que não tenha palavras, estou aqui e não estás em solidão.
Cuidar é primeiramente ser tocado. É perceber o outro e depois sair ao encontro dele. É ir e tocá-lo, não apenas com mãos, mas com o ser. Cuidar é ser como o samaritano. É ver e se condoer. É parar movido de compaixão e agir em prol do outro. É perceber e entender que “a compaixão é uma força curativa e emana de um lugar de bondade para conosco mesmos.” É ser tocado e levado ao encontro do outro para ser tocado e tocar.
Cuidar é tocar e ser tocado. Cuidar é viver e partilhar a vida. É acima de tudo, perceber que “a vida só se acaba mesmo no fim e que podem ainda acontecer coisas espantosas durante o fecho dessa vida. Até o derradeiro instante, as pessoas poderão sempre surpreender-nos – podem até surpreender-se a si próprias. É claro que nem toda a gente que enfrenta a morte consegue, ou quer, aproveitar esta oportunidade de tratar de assuntos adiados ou de redirecionar a sua história de vida.” É preciso tocar e quiçá ser tocado no momento final de maneira única e surpreendente.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali