Avançar para o conteúdo principal

O TEU ANIVERSÁRIO

Hoje é dia de festa. É dia de alegria.
Hoje temos que celebrar e festejar. Festejar a tua presença na ausência. Precisamos celebrar com saudade e saudade nas palavras de Rubem Alves é: “A saudade é um buraco na alma que se abre quando um pedaço de nós é arrancado. No buraco da saudade mora a memória daquilo que amamos, tivemos e perdemos: presença de uma ausência.” É esta presença ausente que nos faz celebrar e celebrar a vida. Tenho que reconhecer o buraco existente. Tenho que reconhecer a falta que tu nos fazes. Tua sabedoria, teus conselhos, teu silêncio, mas acima de tudo tua intercessão constante por nós.
Tua presença ausente me faz pensar na festa que seria. Tua alegria, aquele sorriso belo com os olhinhos fechados. Tu, qual criança desejando ver teus presentes. Dá para ver-te realizada com todos à tua volta, mas acima de tudo, todos ali para festejarem teu aniversário mas para também poder agradecer a Deus por tua vida.
Hoje é dia de celebração. É dia de muita saudade. É dia de viver tua presente na ausência e isto porque: “A saudade só floresce na ausência”. Estás ausente, mas sempre presente em nossa memória e em nossas vidas. Nós, os teus filhos reflectimos a tua presença. Não apenas reflectimos tua presença, nós somos o «um» que aconteceu entre ti e o Nehemias. Nós somos a extensão de vocês.
É verdade, foi a dezoito anos que abriu-se em nós este buraco. Naquela manhã tranquila, o teu coração foi parando paulatinamente, enquanto nós recitávamos o salmo 23. E tu, o declamaste e deste teu último suspiro afirmando que habitarias na casa do Senhor para todo sempre. Neste momento tu partiste, nós tivemos que cuidar da matéria em que tu habitavas e prepará-la para o rito de despedida.
Naquele ano foi complicado celebrar teu aniversário. Foi difícil viver qualquer festa. Mas quem vive as emoções e quem aprende a viver o luto, pode depois viver esta ausência sempre presente de modo saudável.
Hoje é um dia especial. É o teu dia. É teu aniversário. Tua presença nos anima. E estás presente porque como bem escreve Rubem Alves: «aquilo que o coração ama fica eterno» e nós te amamos e sabemos que mais do que por nós és amada de Deus.
Hoje é dia de festa. Celebração do teu aniversário. Vivemos a tua lembrança. Dizemos que não te esquecemos. Reafirmamos a tua vida. Estamos comemorando, ou seja, estamos trazendo à memória. Hoje não olhamos para frente. Hoje queremos olhar para trás. Fazemos isto, porque estamos repletos de saudade. «Saudade é a inclinação da alma na direcção das coisas amadas que se perderam. Foram perdidas e, a despeito disso, continuam presente como dor». A dor da presença na ausência. A dor da saudade, mas na esperança do reencontro na eternidade.
Hoje, se cá estivesses completarias 79 anos. Mas quem falou que cá não estás? Celebramos de modo diferente é verdade. Até porque como filhos estamos separados geograficamente, mas essa distância fala cada vez mais da nossa união, pois o espaço não consegue destruir o que tu cimentaste em nós. Estamos unidos e hoje trazemos à memória este dia especial de celebração e gratidão. O teu dia!
Hoje é um dia especial. Nele misturamos alegria e tristeza. Temos bem fincado em nós tua presença ausente. Não te esquecemos e não esquecemos porque «lá no fundo, onde mora a saudade, não há esquecimento. Porque lá só moram as coisas que foram amadas. E o amor não suporta o esquecimento.» O amor é eterno e como tal não permite que haja rompimento. Ele vence a barreira do tempo. Ele celebra a vida.
Hoje celebramos teu aniversário. É a festa da vida, vida que se manifestou cheia de graça e na graça. A tua vida querida Amazonas.
Parabéns!

Comentários

Anónimo disse…
Caro Caboclo Amazonense,
As palavras contidas no texto “O teu aniversário” são comoventes e denotam sentimentos nobres como amor, respeito e admiração, o que já deixa - também prefiro pensar no presente - sua mãe muito orgulhosa de ter concebido uma pessoa tão sensível e grata.
Parabéns e obrigada por compartilhar uma boa aceitação e compreensão do fato inexorável chamado morte, utilizando-se das bem domadas palavras que demonstram a perpetuidade do amor.

Mensagens populares deste blogue

A Lição do Pássaro

Minha casa está situada num lugar privilegiado. Estou dentro da cidade e ao mesmo tempo no campo. Na frente do prédio temos a agitação dos carros, mas nas traseiras tenho um monte que me coloca em contacto directo com a natureza. Sendo assim, outro dia estava a trabalhar no escritório, quando olhei da janela, vi um passarinho a cantar e despreocupadamente a alimentar-se com tudo o que o Senhor lhe providenciou. Foi a olhar para aquele pássaro que lembrei das palavras do Senhor Jesus: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?” (Mt 6.25-26). Que coisa extraordinária. Jesus nos direcciona o foco. As coisas não podem preencher à nossa mente. Ele afirma clar...

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de...

CUIDAR É CONSOLAR

O sofrimento faz parte da vida. É impossível não sofrer. Quando enfrentamos a dor, a tristeza, parece que o mundo vai desabar sobre nós. O fardo parece ser insuportável. Na hora da angústia nos encaramujamos, fugimos de tudo e de todos. Contudo, desejamos que os outros estejam perto. Nos isolamos, mas não queremos estar em solidão. A atitude que tomamos é por causa do medo que estamos sentindo e também por não estar suportando tamanho fardo. A pessoa que está em sofrimento, que precisa ser apoiada está com a sua vida em suspenso. Quem cuida, deve entender esta realidade. Precisa compreender a fragilidade do outro. Acima de tudo, assumir que não tem as respostas para os dilemas que o outro enfrenta. Quem cuida, se faz presente para acompanhar e neste processo, inicia-se o consolo. Cuidar é consolar. Consolar é fazer-se presente em silêncio. É dividir a carga. É compartilhar a dor, o sofrimento. É se fazer presente e partilhar a vida e o momento que o outro vive. É aliviar a dor....