Avançar para o conteúdo principal

O TEU ANIVERSÁRIO

Hoje é dia de festa. É dia de alegria.
Hoje temos que celebrar e festejar. Festejar a tua presença na ausência. Precisamos celebrar com saudade e saudade nas palavras de Rubem Alves é: “A saudade é um buraco na alma que se abre quando um pedaço de nós é arrancado. No buraco da saudade mora a memória daquilo que amamos, tivemos e perdemos: presença de uma ausência.” É esta presença ausente que nos faz celebrar e celebrar a vida. Tenho que reconhecer o buraco existente. Tenho que reconhecer a falta que tu nos fazes. Tua sabedoria, teus conselhos, teu silêncio, mas acima de tudo tua intercessão constante por nós.
Tua presença ausente me faz pensar na festa que seria. Tua alegria, aquele sorriso belo com os olhinhos fechados. Tu, qual criança desejando ver teus presentes. Dá para ver-te realizada com todos à tua volta, mas acima de tudo, todos ali para festejarem teu aniversário mas para também poder agradecer a Deus por tua vida.
Hoje é dia de celebração. É dia de muita saudade. É dia de viver tua presente na ausência e isto porque: “A saudade só floresce na ausência”. Estás ausente, mas sempre presente em nossa memória e em nossas vidas. Nós, os teus filhos reflectimos a tua presença. Não apenas reflectimos tua presença, nós somos o «um» que aconteceu entre ti e o Nehemias. Nós somos a extensão de vocês.
É verdade, foi a dezoito anos que abriu-se em nós este buraco. Naquela manhã tranquila, o teu coração foi parando paulatinamente, enquanto nós recitávamos o salmo 23. E tu, o declamaste e deste teu último suspiro afirmando que habitarias na casa do Senhor para todo sempre. Neste momento tu partiste, nós tivemos que cuidar da matéria em que tu habitavas e prepará-la para o rito de despedida.
Naquele ano foi complicado celebrar teu aniversário. Foi difícil viver qualquer festa. Mas quem vive as emoções e quem aprende a viver o luto, pode depois viver esta ausência sempre presente de modo saudável.
Hoje é um dia especial. É o teu dia. É teu aniversário. Tua presença nos anima. E estás presente porque como bem escreve Rubem Alves: «aquilo que o coração ama fica eterno» e nós te amamos e sabemos que mais do que por nós és amada de Deus.
Hoje é dia de festa. Celebração do teu aniversário. Vivemos a tua lembrança. Dizemos que não te esquecemos. Reafirmamos a tua vida. Estamos comemorando, ou seja, estamos trazendo à memória. Hoje não olhamos para frente. Hoje queremos olhar para trás. Fazemos isto, porque estamos repletos de saudade. «Saudade é a inclinação da alma na direcção das coisas amadas que se perderam. Foram perdidas e, a despeito disso, continuam presente como dor». A dor da presença na ausência. A dor da saudade, mas na esperança do reencontro na eternidade.
Hoje, se cá estivesses completarias 79 anos. Mas quem falou que cá não estás? Celebramos de modo diferente é verdade. Até porque como filhos estamos separados geograficamente, mas essa distância fala cada vez mais da nossa união, pois o espaço não consegue destruir o que tu cimentaste em nós. Estamos unidos e hoje trazemos à memória este dia especial de celebração e gratidão. O teu dia!
Hoje é um dia especial. Nele misturamos alegria e tristeza. Temos bem fincado em nós tua presença ausente. Não te esquecemos e não esquecemos porque «lá no fundo, onde mora a saudade, não há esquecimento. Porque lá só moram as coisas que foram amadas. E o amor não suporta o esquecimento.» O amor é eterno e como tal não permite que haja rompimento. Ele vence a barreira do tempo. Ele celebra a vida.
Hoje celebramos teu aniversário. É a festa da vida, vida que se manifestou cheia de graça e na graça. A tua vida querida Amazonas.
Parabéns!

Comentários

Anónimo disse…
Caro Caboclo Amazonense,
As palavras contidas no texto “O teu aniversário” são comoventes e denotam sentimentos nobres como amor, respeito e admiração, o que já deixa - também prefiro pensar no presente - sua mãe muito orgulhosa de ter concebido uma pessoa tão sensível e grata.
Parabéns e obrigada por compartilhar uma boa aceitação e compreensão do fato inexorável chamado morte, utilizando-se das bem domadas palavras que demonstram a perpetuidade do amor.

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali