Avançar para o conteúdo principal

QUANDO A MORTE CHEGAR




Quando a morte chegar

Quando a morte chegar, há de me encontrar de braços abertos. Talvez eu esteja fragilizado, desgastado pelo tempo ou quem sabe acamado, não sei, mas uma coisa tenho certeza, ela vai chegar e será aceita, até porque chegará na hora certa. Se assim é, devemos voltar a falar sobre ela, pois o “progresso tendeu inevitavelmente a marginalizar a morte.” (Grillo, 2016). Não desejo evitar falar sobre ela, até porque a morte nos ensina a viver.
Quando a morte chegar, virá declarando que eu vivi e quero que ela chegue quando eu estiver rodeado por aqueles que me são importantes. Não quero que ela me encontre só. Walter Oswald (Osswald, 2013) diz: “Morrer sozinho, separado por cortinas dos companheiros de enfermaria, sem apoio nem consolo não pode ser considerado resposta ao desejo de uma boa morte.” Portanto, que quero que ela me encontre cercada por aqueles que eu amo e que me amam. Quero que seja estilo Jacó, abençoando filhos e depois recolhendo-se e partindo tranquilamente.
Quero viver muitos anos ainda, mas vivo na perspectiva que a morte pode chegar hoje. Ela caminha comigo e se tenho esta consciência procuro viver bem, desfrutando da vida, da companhia dos amigos, família, valorizando as pequenas coisas que na verdade são as grandes e mais importantes quando aprendemos a valorizar o ser e não o ter.
Sei que ela vai chegar e que eu tenha a capacidade para entender o que disse Rubem Alves (Alves, 2000): “A proximidade da morte ilumina a vida. Aqueles que contemplam a morte nos olhos vêem melhor, porque ela tem o poder de apagar do cenário tudo aquilo que não é essencial. Os olhos dos vivos tocados pela morte são puros. Eles só vêem aquilo que o amor tornou eterno.” Sendo assim, que tenhamos a morte à nossa frente para que possamos valorizar o essencial, ver com pureza e que o amor flua de nós eternizando cada momento.
Quando a morte chegar, que ela nos encontre a celebrando a vida, pois ela também faz parte da vida. Que na sua manifestação haja silêncio e reflexão. Aqueles que ficam manifestem sem medo seus sentimentos e emoções e que haja um grupo de apoio, onde cada um tem a capacidade de no silêncio ser companheiro de lágrimas do outro.
Amo viver e amo a minha vida e por assim ser, tenho que refletir sobre a morte. “Mesmo que me ocupe com minha morte e medite sobre ela, permanece o medo diante do desconhecido e ameaça que a morte representa. Mas o medo não é o sentimento predominante quando penso em minha morte. Pelo contrário, o sentimento principal é a gratidão por estar vivo e a dedicação atenta a uma vida consciente.” (Grün, 2014). Pensar na minha morte me faz ser grato pela vida, me ensina a viver e a cultivar nas pessoas o melhor que tenho para oferecer que é o amor, a amizade. Sim, quando penso na minha morte, penso também o que deixarei para as pessoas e nas pessoas e eu sigo o exemplo de Grün (Grün, 2014): “Quero deixar rastros do meu amor neste mundo, rastros que perdurem e indiquem um caminho, que evoquem lembranças agradáveis, rastros a partir dos quais outros possam prosseguir em sua busca.”
Quando a morte chegar, há de me encontrar de braços abertos. Ela chegará como minha libertadora. Ela vai chegar decretando o seu próprio fim, mas eu estarei celebrando a vida. Ela chega sendo derrotada. Ela chega como prenúncio de um novo começo. Portanto, quando a minha morte vier, eu a receberei com gratidão por tudo o que vivi e dela me despedirei, pois a sua manifestação declara não o meu fim, até porque estarei sendo revestido de incorruptibilidade. Utilizando o escrito de Paulo: “Mas quando o que perece se revestir do que é imperecível, e o que é mortal se revestir do que é imortal, então se cumprirá a palavra escrita: A morte foi engolida pela vitória.” (1 Co 15.54). Portanto, o dia que ela se manifestar para mim e em mim, partirei para o novo começo, estarei celebrando a vida e a vida plena dizendo que valeu a pena.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali