Avançar para o conteúdo principal

Reencontro


A tecnologia é fantástica. Sendo bem utilizada só faz bem. Louvo a Deus pela capacidade do homem investigar, criar e aprimorar as coisas, porque assim, conseguimos, apesar da distância estar próximos uns dos outros. A tecnologia é uma bênção!
Vai fazer onze anos que estou a viver em Portugal. Meu Deus, como o tempo passa correndo. Neste tempo todo, estive apenas duas vezes no Brasil e sempre a correr. Não tive condições de desfrutar da companhia dos meus amigos, de sentar e dialogar tranquilamente com os meus familiares. Não tenho condições de comprar uma passagem a qualquer momento para ir matar a saudade deles. Sendo assim, o tempo corre e vamos nos modificando e deixando de participar de momentos únicos na vida dos amigos e familiares.
Toda essa separação e colmatada pela tecnologia. Temos telefone, Internet e vídeo-conferência que nos aproximam e nos unem aqueles a quem tanto amamos. Tenho tido a oportunidade de reencontrar amigos da minha adolescência através da Internet. Estamos a trocar mensagens e a falar do percurso das nossas vidas. Já não somos os adolescentes irreverentes do tempo da escola. Mas a verdade é que reconhecemos que aqueles anos foram sem dúvida anos que nos influenciaram de modo único, a tal ponto que não nos esquecemos uns dos outros. Ainda bem que Deus concedeu inteligência ao homem para desenvolver a tecnologia!
Este ano se tudo der certo e Deus permitir irei ao Brasil com minha família toda pela primeira vez. Sendo assim, minha filha Débora, terá a oportunidade de conhecer parentes que nunca viu. Terá a oportunidade de estar com o seu avô e também de brincar com os seus primos. Eu terei a oportunidade de desfrutar dos meus familiares e buscar meus amigos para poder desfrutar da companhia deles. Contudo, desejo reencontrar-me com os meus amigos da adolescência. Quero encontrar-me com os amigos da escola. É lógico que estamos mudados. Temos histórias de vida completamente diferentes uma das outras, mas isso não importa, pois o importante é que nossa amizade permanece firme.
Confesso que fico a imaginar este reencontro. Será que falaremos do passado? Lembraremos as loucuras e insensatez que cometemos e assim daremos boas gargalhadas? Olharemos uns para os outros e veremos que o tempo passou por nós e nos deixou marcas. E neste momento particular tentaremos colmatar a dor que foi sofrida e procuraremos ser solidário uns com os outros. Mostraremos que continuamos os mesmos, apesar de não termos concretizado todos os nossos sonhos, de ter que deixar pesadelos para trás e acima de tudo, viver o presente buscando a cada dia manifestar graça e alegria como no tempo da nossa inocência.
Este desejado reencontro será marcado pela nostalgia, mas também pela esperança. Espera que pode ser vista em nossos filhos. Filhos que hoje educamos com o mesmo cuidado que nossos pais. É verdade, hoje compreendemos as preocupações e as muitas chamadas de atenção que nos eram feitas e se temos esta compreensão é porque na actualidade somos nós os que agem desta maneira. Já não somos mais os adolescentes que não se preocupavam com o custo de vida. Não estamos mais querendo chamar a atenção do outro e muito menos querendo conquistar um namorado. Agora somos pessoas que no corre-corre da vida buscamos não errar tanto, pois já não temos tanta margem para erros.
A tecnologia tem sido de grande ajuda para mim. Contudo, ela tem dado-me a alegria de poder reencontrar meus amigos e este facto é para mim o mais importante. Como é bom poder trocar mensagem com eles. Contudo, essa alegria não é suficiente, pois o mundo virtual não nos permite dar aquele abraço, sentir o outro. É bom, mas sabe a pouco. Quero reencontrar meus amigos de adolescência, mas quero reencontrá-los pessoalmente. Quero abraçá-los e dizer o quanto são importantes para mim. Talvez e com certeza terei que pedir perdão para alguns, pois os feri e magoei. Deixei de ser solidário. Quero dizer que apesar de tudo eles são muito importantes para mim e se um dia não disse isso, que eu possa dizê-lo no dia do reencontro. O autor do livro de Provérbios diz: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão.” (Pr 17.17), e se há um tempo onde as amizades se solidificam é na adolescência. Entretanto, é nela também que as angústias são mais fortes, as dores são mais intensas. É por isso, que os amigos da adolescência se tornam irmãos e o meu desejo é poder dizer-lhes claramente em nosso reencontro.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Lição do Pássaro

Minha casa está situada num lugar privilegiado. Estou dentro da cidade e ao mesmo tempo no campo. Na frente do prédio temos a agitação dos carros, mas nas traseiras tenho um monte que me coloca em contacto directo com a natureza. Sendo assim, outro dia estava a trabalhar no escritório, quando olhei da janela, vi um passarinho a cantar e despreocupadamente a alimentar-se com tudo o que o Senhor lhe providenciou. Foi a olhar para aquele pássaro que lembrei das palavras do Senhor Jesus: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?” (Mt 6.25-26). Que coisa extraordinária. Jesus nos direcciona o foco. As coisas não podem preencher à nossa mente. Ele afirma clar...

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de...

CUIDAR É CONSOLAR

O sofrimento faz parte da vida. É impossível não sofrer. Quando enfrentamos a dor, a tristeza, parece que o mundo vai desabar sobre nós. O fardo parece ser insuportável. Na hora da angústia nos encaramujamos, fugimos de tudo e de todos. Contudo, desejamos que os outros estejam perto. Nos isolamos, mas não queremos estar em solidão. A atitude que tomamos é por causa do medo que estamos sentindo e também por não estar suportando tamanho fardo. A pessoa que está em sofrimento, que precisa ser apoiada está com a sua vida em suspenso. Quem cuida, deve entender esta realidade. Precisa compreender a fragilidade do outro. Acima de tudo, assumir que não tem as respostas para os dilemas que o outro enfrenta. Quem cuida, se faz presente para acompanhar e neste processo, inicia-se o consolo. Cuidar é consolar. Consolar é fazer-se presente em silêncio. É dividir a carga. É compartilhar a dor, o sofrimento. É se fazer presente e partilhar a vida e o momento que o outro vive. É aliviar a dor....