Avançar para o conteúdo principal

TEMPO BOM


O
 compositor amazonense Chico da Silva tem uma canção que se chama “Tempo Bom”. Nesta canção Chico retracta sua meninice. O tempo em que corria livre sem preocupações. Tempo das brincadeiras, dos jogos, das coisas de criança e adolescência. Tempo que não volta nunca mais como ele próprio diz.
            Lembrei também de uma série televisiva que eu ansiava por assisti-la. Era “O Túnel do Tempo”. Um seriado que mostrava que dois cientistas que viajam no tempo, sendo monitorados pelos cientistas que estavam no laboratório e os acompanhavam. A realidade é que hoje eu queria ter este túnel do tempo. Queria poder retroceder ao tempo de menino, até porque fiz a viagem mental e também por ter visto a casa onde passei minha meninice. Ela está do mesmo jeito. Corroída pelo tempo, mas cheia de vida e recordações, foi a minha casa é a minha casa.
            A canção de Chico diz:
Daquele tempo de menino
Ainda tenho no meu peito muita saudade
Rodar pião,
Estilingue no pescoço e papagaio pra soltar
Mamãe me acordava cedo
Menininho toma banho,
Vai se aprontar
Vou ficar lhe vigiando
E no caminho da escola você vê se da um jeito de não se sujar
E sempre com os meus amigos
Uma chegada na lagoa não fazia mal
E não faltava um bate bola no campinho
Improvisado no quintal
E tudo que chegou primeiro
Minha primeira namorada se perdeu de mim
E só ficou minha viola, meu cavaco,
Meu pandeiro e tamborim
Que tempo bom
Que tempo bom que não volta nunca mais
Que tempo bom que não volta nunca mais
            Chico disse que o tempo não volta nunca mais, mas nós voltamos no tempo. Podemos recordar tudo o que vivemos. Podemos caminhar para trás e reencontrar todos aqueles que nos marcaram e fazem parte da nossa história. Podemos nos reencontrar e trazer à memória factos e histórias que nos marcaram e nos formaram enquanto pessoa.
            Hoje revivi um tempo maravilhoso. Viajei no tempo através do Google earth. Fui até à minha antiga casa. Olhando para ela, pude lembrar de um tempo maravilhoso que não volta nunca mais. Tempo em que desfrutava da companhia dos meus pais.
            Ali naquela casa simples, partilhamos sonhos e vida. Alegrias e tristezas, mas acima de tudo, fomos forjados para os embates da vida e aprendemos a ser um. Vivemos nossa individualidade, mas mesmo sendo pessoas únicas somos “um” chamado família, fruto da formação dos nossos pais.
            Olhando para aquela casa, lembrei o tempo dos papagaios. Sim, foram momentos únicos, em que nos reuníamos para juntos, como família e amigos brincar papagaio em tardes de domingos. Não apenas isto, lembrei dos momentos que nos juntávamos para jogar dominó ou uma boa suecada. Momentos de gargalhadas, muitas brincadeiras e histórias que ficarão para sempre gravados em nossas vidas.
            Tempo bom que não volta nunca mais. Tempo em que éramos felizes com pouco, mas nem percebíamos que tínhamos tudo. Estávamos todos ali e nosso mundo cabia ali. Aquela casa era nosso castelo forte. Ali estávamos seguros e tínhamos nossa conselheira, nosso mestre-de-obras e acima de tudo, a família reunida e uma porta aberta para quem desejasse se juntar a nós.
            Hoje, na junção de uma canção e uma série, pude viajar no tempo. Olhar minha antiga casa. Reviver e rever minha história, mas acima de tudo desfrutar por um instante de um tempo precioso que não volta mais, mas eu posso voltar nele e reencontrar-me com todos aqueles que amo.

            Tempo bom, que não volta nunca mais. É um tempo armazenado, guardado que me permite voltar e reencontrar-me com todos aqueles que amo e carrego em mim.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali