Avançar para o conteúdo principal

QUERO SER COMO UMA CRIANÇA


Sou brasileiro, natural do Amazonas. No Brasil, hoje celebra-se o dia da criança. Aqui em Portugal é no dia 1 de Junho. É interessante pensar num dia assim. Quisera que todos os dias fossem dia da criança. Quisera que os adultos deixassem de ser tão adultos para poder viver como crianças. Não, não perdi a razão. Estou falando com muita razão, pois como afirmou Jostein Gaarder «o mundo ficou adulto demais». Como tal, perdeu a capacidade de se surpreender. A vida passou a ser uma mesmice e uma grande chatice. A rotina toma conta da vida e faz com que o ser humano perca a capacidade de se espantar e impressionar.
Não quero o dia da criança. Quero que vivamos como crianças e deixemos de ser adultos. Deixemos as nossas picuinhas de lado. Abandonemos todo o orgulho e todo ressentimento. Quero de deixemos a mesmice e como crianças sejamos criativos. Inovemos e mesmo que tudo pareça o mesmo tenhamos a capacidade de sonhar com algo novo. Quero continuar criança e ser criança com a capacidade de ser livre, sem me deixar escravizar por nada nem ninguém.
Quando olho à minha volta reconheço que o mundo adulto é muito chato. É um mundo de preocupações, ansiedades e nano-preocupações sem sentido. É um mundo de tristeza e infelicidade. O adulto vive preso a si e cansado de tudo o que o cerca. Vive agarrado ao passado com o olho no futuro sem desfrutar do presente. Não quero isto para mim. Eu quero tal e qual uma criança viver o hoje e desfrutar o hoje com tudo o que ele tem para oferecer. É triste ver pessoas adultas angustiadas pelos problemas do futuro. Será que são realmente problemas ou apenas imaginações e elucubrações de uma mente que está enfermando cada vez mais numa tentativa de descobrir e viver antecipadamente. É preciso viver hoje sem deixar se escravizar com o amanhã. Charles Spurgeon afirmava. “A ansiedade não esgota as angústias do amanhã, ela apenas esgota a força do hoje.” Quanta gente esgotada hoje por causa do amanhã. É interessante pensar na declaração de Spurgeon reflectindo na declaração de Jesus: “Portanto, não devem andar preocupados com o dia de amanhã, porque o dia de amanhã já terá suas preocupações. Basta a cada dia a sua dificuldade” (Mt 6.34). Tal e qual uma criança, eu quero viver o hoje e preocupar-me com as coisas de hoje e não do amanhã que não sei se chegará.
Não quero essa vida adulta que fica agarrada na incerteza e frustração do amanhã. Não quero essa vida adulta que está aprisionada ao futuro e por isso, ela é vivida na tristeza e dúvida.
Quero ser como criança. Quero que todos os dias sejam de criança. A criança vive o hoje. Vive despretensiosamente. Vive livre e acima de tudo tem uma capacidade fantástica de inovar, perdoar e conviver com o diferente. A criança tem a capacidade de estar aberta ao mundo e aprender dele e com ele. Ela tem a capacidade de surpreender-se e na sua surpresa ousa e ao ousar descobre coisas novas. Vislumbra novos horizontes, não se fecha.
O mundo é das crianças. O reino dos céus é para aqueles que se tornam como crianças. É para aqueles que fazem o caminho inverso. É para os que não se fecham e estão dispostos a aprender. É para aqueles que desejam conviver e viver ao lado de todos. É para os que estão abertos ao aprendizado.
É magnífico ver que Jesus utilizou as crianças como exemplo aos adultos. Quando foi questionado sobre o maior no reino dos céus, ele afirmou que quem desejasse entrar no reino dos céus deveria se fazer como criança. Precisava tornar-se humilde como uma criança. Ele também disse para que deixassem as crianças ir até ele, pois delas é o reino dos céus. Não quero ser adulto. Não quero ficar de fora do reino.
Eu quero ser como uma criança. Quero preservar viva a criança que trago dentro de mim. Quero a cada dia surpreender-me com o novo. Novo sim, porque cada novo dia traz consigo a alegria e a novidade da vida e aqueles com quem convivo e vivo ressurgem novos para mim.
Quero ser como uma criança para celebrar a vida e o hoje com alegria. Desejo como uma criança correr e caminhar ao lado teu. Desfrutar da tua companhia e brincar, porque a vida sem o sorriso, sem a brincadeira, não tem sentido.
Que todos os dias sejam da criança e o que o mundo jamais se torne adulto. Jesus nos ensina a caminhar para trás. Não seja adulto. Cresça, mas mantenha-se como criança na sua postura vivencial.
Quanto a mim, eu quero ser como uma criança!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali