Avançar para o conteúdo principal

UMA HISTÓRIA INACABADA

Joana continua a conduzir e o faz na certeza de que irá encontrar-se com o marido. Ela segue o seu caminho. A chuva continua caindo lentamente. A música termina e ouve-se a voz de Raul novamente. Agora ele surge anunciando que o programa está a chegar ao fim. Agradece a todos os ouvintes pelo tempo que passaram juntos. Márcia também fala e agradece aos ouvintes e também à equipa técnica. Fica no ar a sensação que o programa irá terminar de modo incompleto. Há um vazio, pois como é que um programa que narra um percurso de vida termine assim, na noite de núpcias?
Os ouvintes sentem que falta algo, mas sabem que quando os dois agradecem por terem estado com eles significa que o programa chegou ao fim e virá o próximo programa. A própria Joana acha a situação estranha, mas neste momento o seu único desejo é chegar ao local de trabalho para encontrar-se com o seu amado.
- Joana, estás a pensar que o programa termina assim? Achas que não há mais nada para ser dito?
Márcia ainda temos algo para narrar da relação do Márcio e da Joana?
- Raul, guardamos o melhor para o final. Creio que Joana irá ficar fascinada com o que temos reservado para o final. Mas o que será isso que temos reservado para o final?
- Estamos chegando ao fim do nosso programa. Contudo, ainda temos tempo para mais uma sequência de músicas. Antes de anunciar a sequência das músicas, temos uma mensagem para ti Joana, mas esta não será dita por mim e muito menos pela Márcia.
- Calma aí Raul. Não podemos dizer o que vem depois. Até porque, esse mistério aguça a curiosidade não só da Joana, mas de todos os nossos ouvintes. Se a mensagem não será dita nem por mim, nem por ti, ela será dita por quem?
- Ela pode ser dita pelas últimas músicas que temos para apresentar. A sequência de músicas está mesmo muito bonita.
- Deixa-te de história, sabes muito bem que antes das músicas há um breve relato. Sendo assim, não podem ser as músicas que trarão a mensagem. As músicas apenas ilustram o que foi e é vivido.
- Tudo bem, já temos tudo preparado. É que estávamos com um pequeno problema que já foi resolvido. Sendo assim, já podemos apresentar-vos a última mensagem do nosso programa. Ela é a introdução para as músicas que virão logo a seguir.
Tudo o que Joana ouviu deixou-a extremamente curiosa. Quem daria a última mensagem? O que ela teria de tão especial. Enquanto sua mente corre a pensar sobre que irá falar. Ela ouve uma voz muito peculiar a chamá-la.
- Joana! Minha muito amada Joana!
Ela reconhece a voz do seu marido. O seu coração acelera. Ela pensa que ele não atendeu sua chamada porque estava no estúdio juntamente com os apresentadores e sendo assim, não poderia atender o telemóvel. Tudo o que ela quer é dizer o quanto o ama, mas não pode. Ela então fica quieta e espera pelo que o seu amado irá dizer.
- Minha amada, não imaginas o quanto estou feliz por poder oferecer-te este programa. Não consegues imaginar a minha felicidade em poder dizer a todos o quanto eu te amo. Creio que ainda te recordas que um dia eu disse que se pudesse, gritava para todo mundo poder ouvir. Minha voz não chegaria tão longe, mas consegui uma maneira de fazê-lo, foi através deste programa. Eles me deram a oportunidade de dizer pelo menos para todo país o quanto eu te amo. Amo-te e quero que todos saibam isso.
Desculpa não ter atendido tua chamada. Se eu atendesse estragaria tudo. Eu precisava ter a linha livre para poder falar no programa. Sei que deves ter ficado preocupada, pois eu nunca deixei de atender uma chamada tua, mas hoje não dava, porque tinha que finalizar o programa e se atendesse tua chamada, tenho consciência que ficaríamos a falar bastante tempo e não conseguiria dizer para todos o quanto amo-te.
Minha flor, eu preciso dizer que te amo. Necessito dizer que continuo a amar-te e que o tempo só tem feito com que o meu amor aumente. O amor não enfraquece, não esmorece, ele é alimentado e cada dia fica mais sólido. O amor realmente jamais acaba. Ele vence todas as barreiras e foi por isso que nós chegamos até aqui.
Quero dizer-te que é impossível deixar de te amar. É impossível para mim viver longe de ti. Minha razão de viver é fazer-te feliz. Não dá e não quero deixar de amar-te. Nossa vida está entrelaçada. Estamos unidos para vivermos um amor indestrutível e eu irei amar-te sempre e amar-te-ei perdidamente.
No carro, Joana chora, mas suas lágrimas são de prazer e contentamento. Ali, sozinha ela diz para o seu amado que o ama e promete para si mesmo e fala em voz alta a pensar que o marido pode ouvi-la que também irá amá-lo com a mesma intensidade.
Ela segue no carro. A chuva abrandou. Agora há um rasgo de luz de sol. Ela olha para aquela luz e pensa que mesmo nos tempos mais nebulosos sempre existe um rasgo de luz e ninguém, nem uma relação vive num buraco negro. Sempre existe um rasgo de luz. Agora ela reconhece que estava a criar problemas onde não havia nada. Ela chora de alegria por escutar tão bela declaração de amor do marido.
- Amor, quero dizer-te que se tivesse que começar tudo novamente, isso não seria problema para mim. Começaria tudo outra vez sim e começaria porque o teu amor é a melhor coisa que existe. Em ti eu me completo. Contigo sou mais eu.
- Márcio, vamos por partes. Sabemos que desejas declarar todo o teu amor para tua esposa, mas deixa-nos um espaço para que possamos falar. Eu e Márcia temos algumas perguntas para ti.
- É verdade Márcio e como dizem que as mulheres têm prioridade e são as primeiras eu é que irei fazer a primeira pergunta: De onde veio esta ideia de fazer um programa de rádio?
- Esta ideia surgiu-me quando conversava com Joana e ela disse-me que todos os dias, pela manhã ouvia o vosso programa. Então eu pensei seria engraçado tentar montar um programa e surpreendê-la.
- Certo, mas diga-me uma coisa. Falando de homem para homem. E se não houvesse receptividade por parte da rádio e também nossa para realizar o programa, o que farias?
- Como disse, eu tive a ideia e esta foi amadurecendo aos poucos. Resolvi escrever-vos a propor o que ia em minha mente. O não para mim era uma certeza, o que surgisse daí era lucro.
- E que grande lucro tivestes. Nós decidimos que valia a pena acreditar em tal projecto. Não esperávamos era que a audiência fosse tão grande como nos foi dito. Alcançamos o topo da audiência e isto é por vossa causa. Mas eu e Márcia imaginávamos que as músicas ficariam ao nosso critério.
- É isto mesmo, mas já que falaste nisto Raul, permite-me interromper aqui um pouco tua linha de raciocínio para perguntar ao Márcio como é que ele conseguiu estas músicas todas? Tu as escutaste?
- Na verdade a escolha das músicas foi algo muito complicado. Eu tinha muitas outras músicas para encaixar, mas o tempo não me permitia. Há muitas músicas que ficaram de fora. Estas foram as que mais achei adequadas para narrar o que me vai na alma.
- Mas, a Joana não desconfiou?
- Márcia, minha esposa sabe que gosto imenso de música. Ela via-me a ouvir música, mas sempre procurei demonstrar que era apenas isso. Ela não desconfiou e isso tenho certeza.
- Se eu tivesse oferecido um programa assim para minha esposa, tenho certeza que ela estaria exultante de alegria e que quando chegasse à casa teria um jantar especial para nós os dois. Como pensas que Joana está a reagir?
- Bem, ela deve ter reagido de muitas maneiras. Primeiro foi a incredulidade e o espanto. Depois veio a vergonha, mas creio que agora é o prazer. Joana deve estar realizada e super feliz.
- Quer dizer então que hoje haverá um programa especial para vocês?
Os apresentadores dão uma grande gargalhada.
- Não sei! Também não estou esperando nada. Na minha concepção, o amor entrega-se e não espera nada em troca. O verdadeiro amor simplesmente doa-se e pronto.
- Márcio, a conversa está muito interessante e gostaria de continuar, mas o nosso tempo está chegando ao fim. Antes de anunciarmos as próximas músicas queres dizer mais alguma coisa?
- Claro que sim!
Em primeiro lugar quero agradecer a amabilidade da rádio em ter aceito o meu pedido. Agradecer-vos também por apresentarem o programa. Mas quero agora dizer para a minha amada, para aquela que é a melhor parte de mim que nada foi em vão. Jo, tenha a certeza que a chama do amor ainda arde dentro de mim e arderá sempre por ti. Grande beijo. Amo-te muito!
- Márcio, nós também queremos agradecer em nosso nome pessoal e da emissora por tão belo programa. Queremos agradecer em nome dos nossos ouvintes que ligaram para cá a elogiar o programa. Para mim e para a Márcia foi uma alegria participar deste programa. Toda a nossa equipa está muito feliz.
Queremos agradecer-te por teres escolhido à nossa emissora, mas se tivesses escolhido outra Joana também não ouviria, pois é da nossa emissora que ela gosta.
Mais gargalhadas por parte dos apresentadores, mas desta vez elas são acompanhadas pelas gargalhadas do Márcio. Joana também solta gargalhadas em seu carro enquanto aproxima-se do seu trabalho.
Ela está como que num êxtase que tirou aquele sentimento de rotina da sua vida. Tudo agora é diferente. Ela está sorridente. Os outros carros passam por ela e ela somente sorri. Quem passa e olha, pensa que algo de errado está a se passar com aquela mulher. Ela parece está a falar sozinha. A realidade é que Joana está a dizer o quanto ela está a gostar do programa e o quanto ama o seu marido.
É envolvida neste sentimento que ela ouve a voz de Márcia anunciando as próximas músicas. Ela fica na expectativa de ouvi-las. Ela faz silêncio para poder ouvir o nome de cada uma delas.
- Joana as músicas finais expressam o desejo de prosseguir em frente. Elas mostram o quanto o Márcio espera desta relação. Mas antes, ele quer que todos saibam que ele te ama. É por isso que iniciaremos com Roupa Nova. A parte que deve ser marcante é justamente a que diz que ele deseja que todos possam ouvi-lo a gritar que te ama. Portanto, a música que ouviremos é “Volta Pra Mim”.
- É isso mesma Márcia. Contudo, ainda há mais e seguimos na mesma toada com o Roupa Nova, só que agora a falar de quem tu és. Esta canção fala do poder que exerces sobre a vida do Márcio. Teu olhar, o teu jeito. És a dona da vida dele, mas também és dele. É isso mesmo, a outra música será “Dona”.
- Olha Raul, vamos deixar de lado a MPB e agora vejamos algumas músicas em inglês.
- O Márcio teve uma boa variedade de músicas e optou muito bem por todas elas. As músicas escolhidas são fantásticas. Elas retratam uma relação de modo soberbo.
- O facto é que estas músicas retratam uma relação especial. A relação do Márcio com a Joana. E ele pede para dizermos que mesmo tendo passados quinze anos de vida conjugal e mais de vinte que vocês estão juntos, o tempo só serviu para apurar o amor. O tempo fez com que ele crescesse e amadurecesse. Portanto, passados todos esses anos muita coisa mudou, até o amor mudou, pois ele se fortaleceu, cresceu e é por isso que o Márcio continua amando-te. A música que fala deste facto é do Scorpions e chama-se “Still Loving You”.
- Joana ele continua a amar-te e muito mais do que isso! Ele ama-te, mas também é facto que ele não pode deixar de amar-te. Ele diz que cada dia que passa ama-te mais. O amor cresce e melhora. A pensar nisto nós ouviremos na voz de Ray Charles “I Can´t Stop Loving You”. É impossível deixar de te amar.
- Podemos dizer que o Márcio ama-te perdidamente Joana. És uma mulher afortunada. Não que eu tenha motivos de queixa, pois sei o quanto o meu marido ama-me.
- Márcia, o programa não é para falares da tua relação. Estamos a dedicar este programa todo para a Joana. Quem sabe um dia, sabe-se lá quando, fazes um dedicado ao teu marido.
- Raul não acho graça nenhuma. Mas concordo contigo. Joana, a outra música que ouviremos tem a letra de um poema de uma das maiores poetisas portuguesas. Ela é cantada pelos extintos Trovantes e chama-se “Perdidamente”.
- Não fiques zangada comigo rapariga.
Olha a outra música leva-me de volta à minha adolescência. Reporta aquele belo filme que fala da descoberta do amor. Um filme água com açúcar, mas na época me marcou bastante.
- Que filme foi este? Estás mesmo velho.
- Estás a rir de que? Velho?! velho são os trapos e ainda assim tem utilidade. Bem, voltando ao que interessa, depois de “Perdidamente” ouviremos na interpretação de Maryah Carey e Luther Vandros “Endless Love” e escutaremos esta bela canção porque o Márcio diz que é isto mesmo. O vosso amor não tem fim. Ele teve um início, mas não tem fim.
- Chegou o momento de anunciarmos a última música do programa. A música que o Márcio diz que a cada dia ele canta para si mesmo a dizer que tudo o que tem vivido contigo vale a pena.
- É isso mesmo Joana! O Márcio diz que não se importava de começar tudo de novo. Mesmo tendo passado 15 anos de vida conjugal. Mesmo quando vocês namoravam e tiveram um tempo separados, ele diz que não importa, pois estava disposto a investir a vida dele nesse projecto maravilho que é viver ao teu lado. Por isso, eu e Marcia anunciaremos a última música juntos.
Bem, ela é cantada por Gonzaguinha e já sabes qual é, mas aqui vai. Vou contar até três e depois eu e Márcia anunciamos a música. Um, dois, três. “Começaria Tudo Outra Vez”
No carro Joana chora de felicidade. Ela já está na rua do seu escritório. Está à procura de uma vaga para estacionar. As músicas estão a ser tocadas e ela está num pleno de alegria. Ela não se preocupa com o tempo que está a gastar para encontrar uma vaga. Na verdade ela até deseja não encontrar uma vaga para poder ouvir todas as músicas sem problema.
Ela encontra uma vaga e estaciona o seu carro. Ao fundo ouve-se a voz de Gonzaguinha a cantar “Começaria Tudo Outra Vez”. Ele agarra o seu telemóvel e liga para o marido, mas desta vez, mal o telemóvel toca, ela obtém uma resposta. Ela ouve a voz do seu amado. E ouve-o a dizer que a ama e espera que ela tenha gostado da surpresa.
Joana com a voz embargada por causa das lágrimas diz que o ama muito. Diz ao marido que também começaria tudo outra vez porque realmente o amor deles é um amor sem fim. O marido tenta dizer-lhe algo, mas ela o interrompe, diz que terá que desligar, mas do mesmo modo que aquela conversa estava por terminar, assim também a história deles estava inacabada. Quem sabe depois de mais quinze anos outros capítulos deveriam ser escritos.
Ela despede-se do marido dizendo-lhe que o ama e a enviar-lhe um longo beijo, um beijo que marca o interlúdio do que virá depois.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali