Avançar para o conteúdo principal

SEGURANÇA



Este texto escrevi depois de ter regressado da assembleia-geral da Convenção Baptista Portuguesa. Ainda não tinha viajado para o Brasil. Estava a tratar das coisas para minha ida até o Brasil para poder estar com meu pai e irmãos.


O texto narra o meu estado de espírito em relação a tudo o que estava a acontecer comigo. Falo da segurança que estava a viver em todo o processo.


Espero quem leia esta crónica, sinta a mesma paz e segurança que eu estive e estou a sentir.




Marcos
Segurança


Quinta-feira, 24 de Abril, parecia ser um dia como outro qualquer. Contudo, este não seria mais um dia. Ele seria bem diferente. O dia estava agitado. Tinha que ter tudo preparado, pois teria que seguir para a cidade do Porto para participar da 77ª Assembleia-Geral da Convenção Baptista Portuguesa. Sendo assim, tinha que ter correr contra o tempo. Pegar os filhos mais cedo na escola e encontrar-me com o pastor Heitor que seguiria comigo. Encontramo-nos por volta das 16:30 e seguimos até minha casa para deixar os filhos e ter com o Edson que também iria connosco.
Quando chego em casa recebo a notícia que meu pai tivera mais um AVC e se encontrava nos cuidados intensivos de um hospital em Manaus. Tive vontade de desistir da viagem até o Porto. O que menos interessava neste momento era participar de uma assembleia convencional, mas lá fui eu. O coração estava apertado, mas sentia uma paz profunda. Sabia e sei que meu pai está nas mãos do Pai e que nada nem ninguém pode arrancá-lo de lá.
A viagem foi tranquila. Fomos a conversar e como diz o ditado português, quem se mete em atalhos, mete-se em trabalhos, foi o que nos aconteceu. Nossa ida foi por um caminho diferente e lá tivemos nós que pedir informações para poder chegar à igreja baptista de Cedofeita. O importante foi que lá chegamos sem problemas.
Tratei da inscrição para a assembleia e encontrei amigos que tanto amo. Partilhei com eles o que estava a acontecer. Estava ansioso, pois Lílian iria ligar para saber como se encontrava papai e depois me informaria. Enquanto isso, eu falava com as pessoas. Conversava e partilhava sonhos. Jantei e segui para o culto que se realizaria na igreja anglicana. Foi um programa inspirativo. E lá estava eu, com coração apertado, mas em paz a cultuar o Deus das bênçãos compreendendo que Ele é melhor que todas as bênçãos. Lembrei do texto de Habacuque, onde ele fala que podem lhe tirar tudo e ainda assim, vai exultar no Deus da sua salvação. Foi o que pensei. Mesmo que meu pai adormeça, pois um servo de Deus adormece aqui e acorda na glória ao lado do Pai, eu continuarei a exultar no Deus da nossa salvação.
Foi anunciado o pregador da noite. O pastor David Coffey, presidente da Aliança Baptista Mundial. Sem saber do que se passava, a mensagem veio directamente para mim. Ele falou sobre as tempestades da vida e o facto de mantermo-nos firmes no Senhor e a seguir suas pisadas. Depois do culto, agradeci-lhe por ter sido o instrumento de Deus para falar ao meu coração. Ele perguntou o que estava a acontecer e contei-lhe o que havia acontecido com meu pai. Ele encorajou-me mais uma vez. O homem é de uma simplicidade extraordinária. Despedi-me e fui ter com os amigos e falar um pouco enquanto aguardava meu bom amigo, que amavelmente hospedou-me em sua casa.
Segui com a família Carneiro para casa. Deus tem me concedido o privilégio de ter família aqui em Portugal. Jesus disse que quem o segue, já neste mundo terá irmãos e irmãos e isto vê-se nos muitos que tenho aqui. Esta família é um destes familiares bem chegado. Quando chegamos à casa, todos cansados, ainda tivemos tempo para tomar um chá e falar. A amabilidade da família não dá para explicar. É só vivenciando-a.
A pequena Mariana foi sempre atenciosa. É a minha pequenina. Desta vez, ela não me cedeu o seu quarto, pois, como a casa teria outro hóspede, um bom amigo também, foi-nos concedido o quarto do meu missionário Simão. Entretanto, a primeira noite dormi só, pois o meu companheiro de quarto não pôde vir para o primeiro dia de assembleia.
Fui para o quarto e ali sozinho, li bastante. Reflecti e dialoguei com o Pai. No silêncio Ele falou ao meu coração. Adormeci, cansado, mas aliviado. O coração já não estava apertado. Ali naquele quarto, mais uma vez pude constatar que não adianta a correria, não adianta tentar fazer as coisas ao nosso jeito. Tudo tem o seu tempo e tudo acontece dentro da vontade soberana de Deus.
Sozinho no quarto, no escuro da noite, conclui que a agitação não serve de nada. Ali no escuro, eu podia descansar e dormir em segurança, pois a Luz do mundo estava a iluminar o meu caminho.
Cansado, porém sossegado. Eu pude mais uma vez cantar com o salmista: “Em paz me deito e logo adormeço, pois só tu SENHOR me fazes viver em segurança” (Sl 4.8)

Comentários

Miriam disse…
Meu irmão querido,
Sabemos que todas as coisas acontecem de acordo com a vontade de nosso Deus, mas saber que, nessa vida, nunca mais veremos nosso pai doi muito.
Te amo.

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali