Avançar para o conteúdo principal

VIAJAR

Vou viajar.
Uma viagem muito minha. Fá-la-ei com coragem, vasculharei tudo e indagarei tudo o que possa indagar.
Não vou olhar para os demais. Não quero saber se outros ousam viajar. Eu quero olhar para mim, invadir-me perscrutar-me no mais profundo recôndito do meu ser. Quero me perder e me achar, quero me conhecer e reconhecer. Vou para dentro de mim com ousadia, rompendo meus temores, rasgando a fantasia, despindo-me de mim mesmo. Vou morrendo e renascendo a cada descoberta. Apavorando-me e desesperando-me com o que vejo, mas não desisto, vou adiante.
Revejo-me e descubro-me. Invado-me e violento-me e vejo para além da capa. Uma capa as vezes bonita e cintilante, mas por dentro, como diz o Mestre sou sepulcro cheio de podridão. Estou deteriorado e deteriorando-me. Carrego em mim toda maldade do mundo. Não quero parecer bonito por fora. Não quero ser o que não sou.
É verdade, invado-me e vejo e revejo meus amores, minhas dores, meus podres e todos os meus dissabores. Não sei porque, mas apesar de tudo não me tornei amargurado. Tantas coisas aconteceram, tantas lutas e tantas crises. Carrego em mim cada momento, cada lembrança como vida que se refaz e que mostra-me a reflectir e saber escolher e a discernir correctamente.
Vou para dentro de mim. Invado-me e muitas vezes com medo do que descubro e encontro. Rompo com a minha máscara. Revejo-me e vejo-me pecador arrependido. Vejo-me santo pecador e pecador santo, resgatado pela graça e misericórdia de Deus e somente pela misericórdia não fui consumido, porque sou o pior de todos.
Vejo-me só qual mulher adúltera diante d’Aquele que pode condenar-me, mas n’Ele encontro compaixão e graça. Sou acolhido e advertido a não seguir pelo menos caminhos.
Sou indigno e cabe a mim chorar, humilhar-me e ficar no pó e qual publicano clamar por misericórdia. Sim, tem misericórdia de mim pecador e o pior de todos eles.
Não quero saber dos devassos, não me perguntem pelos que se vendem, se prostituem física e mentalmente para poder garantir sua sustentabilidade. Não quero saber dos que usam dos outros e metem descaradamente para poder levar vantagem. Quero olhar para mim e assim me revejo, não neles, em mim mesmo, percebo-me pior do que eles e carente de mim e da transformação que devo realizar diariamente.
Viajar para dentro de mim é assustador. Mas também, é transformador. É um processo doloroso, mas terapêutico. Ensina-me a não ser juiz de ninguém, mas pôr-me no banco dos réus e reconhecer que sou culpado e merecedor do pior dos castigos. Sendo assim, resta-me clamar por misericórdia. Sim, peço misericórdia, não há homem algum, não a peço a mim mesmo, pois eu de mim não tenho capacidade para fazer nada de diferente. Clamo por Aquele que se deu por amor e que me ama de forma incondicional e mesmo quando eu próprio abdico e desisto de mim, Ele jamais me vira às costas.
Viajar é arriscado. Cada paragem é veladora. É angustiante rever-me e descobrir-me nu diante de mim mesmo. É cruel perceber-me sem a máscara da religião, mas é terapêutico deixa-me usufruir da graça. Posso deixar todo o peso e o fardo que carrego e assumir o fardo e o jugo dEle que é leve e suave.
Hoje viajo em mim e por mim. Vou no mais profundo do meu ser. No recôndito mais abissal e visceral da minha essência, descubro-me, revejo-me não com as minhas próprias lentes, mas vejo-me santo pecador e pecador santo, mas acima de tudo e por causa do sacrifício na cruz do Calvário, não vejo-me, mas torno-me e sou pecador regenerado e nova criatura em Cristo Jesus.



Comentários

Verónica Vidal disse…
Muitas vezes nos escondemos nas confortadoras palavras bíblicas que definem tão bem todas as coisas. Mas raras são as vezes em que nos desconstruímos com as nossas próprias palavras, a fim de revelar um eu tão sincero, mas muitas vezes repugnante. A verdade é que todos nós somos repugnantes e é isso o que faz o amor de Deus ser tão sublime. Poucos são os que admitem isso. Tua escrita é contundente, mas ainda mais que isso. Tenho imenso orgulho em te chamar de irmão.
Camisão disse…
Viajar é arriscado. Cada paragem é veladora. É angustiante rever-me e descobrir-me nu diante de mim mesmo. É cruel perceber-me sem a máscara da religião, mas é terapêutico deixa-me usufruir da graça...Eu adoro esse homem...Um Grande abraco meu grande amigo...

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali