Avançar para o conteúdo principal

AFECTOS

Um dos nossos grandes desafios enquanto seres humanos que vivem na pós-modernidade é a capacidade de sair de nós mesmos para irmos ao encontro do outro. Vivemos dias em que estamos solitários e nos tornando cada vez mais egoístas. Desejamos todo o prazer para nós. Queremos a felicidade e que ela venha a todo custo. Exigimos que o outro nos dê tudo, mas nós não lhes damos nada. O hedonismo impera em nossos dias.
Na realidade, desejamos que os outros nos manifestem afectos, mas nós ficamos quietos. Exigimos, mas não estamos dispostos a sair de nós próprios para entregarmo-nos ao outro.
Precisamos romper com o medo de demonstrar afectos. É verdade que, quem demonstra os seus afectos corre o risco de ser ridicularizado. Entretanto, viver de manifestá-los é correr o risco de passar pela vida vazio e sem amor. Vinícius de Moraes espelha esta realidade na canção Como Dizia o Poeta.
Quem já passou por essa vida e não viveu
Pode ser mais, mas sabe menos do que eu
Porque a vida só se dá pra quem se deu
Pra quem amou, pra quem chorou, pra quem sofreu
Ah, quem nunca curtiu uma paixão nunca vai ter nada, não
Nao há mal pior do que a descrença
Mesmo o amor que não compensa é melhor que a solidão
Abre os teus braços, meu irmão, deixa cair
Pra que somar se a gente pode dividir
Eu francamente já não quero nem saber
De quem não vai porque tem medo de sofrer
Ai de quem não rasga o coração, esse não vai ter perdão
Eu quero amar. Quero entregar-me e acima de tudo, demonstrar o que sinto. Não vou esconder o que sinto. Não vou deixar de dizer o que sinto. Não vou investir em coisas para construir um futuro para depois investir em pessoas e mesmo que tenha que sofrer, chorar, saberei que estou vivo e a desfrutar do que ela tem para oferecer.
O tempo de amar e expressar afectos é hoje. Não dá para deixar para amanhã. O dia de dizer que sente falta de alguém é no presente. O momento para falar da saudade é agora.
O apóstolo Paulo foi alguém que não teve medo de manifestar seus afectos. Em um determinado momento de sua vida, ele escreve e diz isto: “Portanto, meus amados irmãos, a quem amo e de quem tenho saudades, minha alegria e coroa, permanecei assim, firmes no Senhor, amados.” (Fp 4.1). Quanta afectividade. Quanta expressão de amor!
O momento de demonstrar afecto é agora. Sendo assim, deixa-me dizer que te amo. Deixa-me expressar e falar a falta que eu sinto de meus amigos, daqueles que amo e por amar, fazem parte da minha vida estão em mim e através de mim.
Deixa-me dizer que estou com saudade. O coração deseja caminhar para trás. Quer o encontro, o reencontro com os amigos. Deseja estar com aqueles que fazem parte da minha história e que são a minha história.

Quero manifestar meu afecto. Quero demonstrar o meu amor. Não quero ficar conformado como esta sociedade. Não quero seguir este padrão de isolamento. Não quero fazer parte dos insensíveis. Quero viver e viver é demonstrar afectos, é rasgar o coração e hoje quero rasgar meu coração para dizer o quão importante és para mim.

Comentários

Veronica Vidal disse…
"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine."
1 Coríntios 13:1
"Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes."
Marcos 12:30-31
Fomos criados para amar. Somos seres de amor. Sem amor, nada somos, para nada servimos. E o amor sofre. Tudo suporta. Mas melhor amar e viver, do que passar a vida como flor de plástico, feito zumbis. Lindo texto.

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali