Avançar para o conteúdo principal

SEJA VOCÊ MESMO

Mateus 21.1-10
Sou amante do futebol. Gosto de ver uma boa partida e de preferência que minha equipa ganhe, mas nem sempre é assim. Há derrotas que precisam ser encaradas e muitas vezes, quando enfrentamos as derrotas, temos que enfrentar também as críticas.
Certo treinador de futebol certa vez afirmou que “no futebol passamos de bestiais para bestas de um momento para o outro”. Creio que assim também acontece na nossa vida diária.
Quando olho para o relato de Mateus sobre a entrada triunfal de Jesus, tenho consciência da realidade da declaração feita pelo treinador.
Diante deste quadro eu aprendo o seguinte:
Não se deixe seduzir pela glória aparente. Jesus esta chegando à Jerusalém. O povo faz uma grande festa. Todos à sua volta. Eles exaltam e celebram-no. Estão tratando-O como uma grande celebridade.
O povo reconhece que Jesus vem em nome do Senhor. Enchem-no de glória. Cantam a celebrar e a louvar a Deus por sua presença ali. Mas Jesus não se deixa seduzir pela glória aparente, pois esta sempre foi, é e será passageira.
Não se deixe vencer pelo descaso com que lhe tratam. No início do texto utilizei a declaração de um treinador de futebol português e a utilizei por causa disto. Vejam a multidão toda exultando por causa de Jesus, mas vejam o que se segue. Em meio a toda alegria e louvor, subitamente o Senhor torna-se um ilustre desconhecido. Vejam a pergunta que surge: “Quem é este?” Algo feito meio com desdém!
O que é fantástico aqui é que não podemos ser seduzidos pelos aplausos, mas também não podemos nos deixar vencer pelo descaso dos outros. Quantas vezes já passamos por situações assim, onde nos olham e dizem, mas quem é este?
Seja você mesmo independente da circunstância. É interessante ver que uns exaltam, outros não sabem e não querem saber quem é Jesus, mas Ele continua do mesmo jeito. Não muda sua postura para agradar a ou b. Ele simplesmente é o que é. A isto chama-se integridade. Alguém que não se parte, que não age segundo às circunstâncias. Ele é inteiro e age com alegria e graça, mas convivem com tudo e todos sem se deixar levar pelas circunstâncias.
Eu preciso aprender a ser eu mesmo independente das circunstâncias. Necessito aprender a ser diante do brilho e do ostracismo. Devo ser o mesmo sem me vender para agradar quem quer que seja neste mundo.
Que possamos aprender com Jesus que nunca se deixou influenciar pelos elogios ou pelo desprezo que lhe foi atribuído.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A Lição do Pássaro

Minha casa está situada num lugar privilegiado. Estou dentro da cidade e ao mesmo tempo no campo. Na frente do prédio temos a agitação dos carros, mas nas traseiras tenho um monte que me coloca em contacto directo com a natureza. Sendo assim, outro dia estava a trabalhar no escritório, quando olhei da janela, vi um passarinho a cantar e despreocupadamente a alimentar-se com tudo o que o Senhor lhe providenciou. Foi a olhar para aquele pássaro que lembrei das palavras do Senhor Jesus: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem ceifam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?” (Mt 6.25-26). Que coisa extraordinária. Jesus nos direcciona o foco. As coisas não podem preencher à nossa mente. Ele afirma clar...

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de...

Quando o amor vira paixão

Este é um relato breve, mas verdadeiro de quando o amor assume a forma de paixão. Sim, a paixão nunca é a primeira fase do amor, mas é uma expressão tardia do mesmo. A paixão é erroneamente ligada à fase do enamoramento, pois esta é a fase do encanto, da alegria, onde tudo é perfeito e criam-se os sonhos para o futuro. Paixão é quando o amor se reveste de sofrimento, de dor e é assim que ela se encontra neste momento, vivendo o amor em forma de paixão.             Este amor é infindável. Eles se conheceram muito novos e novos decidiram caminhar lado a lado. Ainda no início da juventude eles decidiram que não seriam eu e tu, mas que seriam um nós e este nós, seria um exemplo para todos aqueles que privassem da amizade deles. E assim, eles foram desde aquele primeiro momento, e o amor vivido por eles foi intenso, como intenso é a vida.             Quando se conheceram, ela...