Avançar para o conteúdo principal

COMEÇAR DE NOVO

Joana estamos a estoirar o tempo do nosso programa, mas fomos autorizados. Portanto, se ultrapassarmos e com certeza ultrapassaremos, é por uma boa causa. Continuemos a falar da tua caminhada com o Márcio. Desculpa, será melhor dizer da caminhada trilhada pelo Márcio contigo e em busca de ti.
Recordemos também o que tu disseste depois de voltares a namorar com o Márcio. Lembras-te quando falaste que namoraste com aquele outro rapaz, mas no fundo pensavas mesmo era no Márcio. Pois é, vamos escutar uma música que fala dessa realidade e do facto de vocês reatarem o vosso namoro.
As músicas que se seguem são cantadas por Roberto Carlos e Ivan Lins respectivamente. A primeira canção chama-se “Detalhes” e fala da realidade de tu não o teres esquecido. Mostra que ainda lembravas do toque dele. Ninguém conseguia substituir a imagem e o jeito como ele te afagava.
A segunda música celebra o reinício do namoro de vocês. Fala que valeu a pena a espera e o facto do Márcio não ter te esquecido. O reinício celebra o amor, mostra que o tempo e as barreiras foram vencidas e que agora é o momento da celebração. A música que ouviremos logo depois de “Detalhes” é “Começar de Novo”. A vida é feita de recomeços e sempre é importante recomeçar e é por isso que hoje existe esta celebração.
O namoro de vocês mudou. O Márcio amadureceu, ficou mais tranquilo, encontrou a paz que procurava. Tu foste a grande responsável. O caminhar contigo e sonhar com a construção de um futuro lado a lado trouxe-lhe esta segurança e paz. Mas antes de tudo, mal o dia começava a primeira coisa que o Márcio desejava saber era como tu estavas. A grande preocupação dele era saber como tu te encontravas. Ao pensar em ti, ele encontrava a paz e o descanso que tanto almeja pois estas se encontravam na mulher amada. Portanto as músicas que ouviremos agora falam desta realidade.
Vamos ouvir duas músicas seguidas. A primeira é uma composição de Roberto Carlos, mas será interpretada por Daniela Mercury. É o tema “Como vai você?” A segunda canção é de Chico César e tem como tema “Pensar em Você”.
É isto mesmo Joana, tu e somente tu és aquela que concede a alegria e a paz ao Márcio. És a mulher da vida dele. Tu e ninguém mais. Tu fostes a eleita para trilhar e caminhar ao lado dele. Não há e não houve mais ninguém.
Recordas-te de uma manhã ensolarada, quando estavas a principiar a tua vida profissional e ficaste perplexa e assustada porque escutavas o teu nome, mas não percebia de onde vinha. Foi quando um colega de trabalho disse-te que havia uma pessoa no meio da rua a gritar por ti. Qual foi a tua reacção? Como foi que reagiste?
Os gritos continuavam, fostes te aproximando para ver quem era, mas reconheceste a voz da pessoa que gritava. Teus colegas de trabalho a olharem para ti. Eles não sabiam o que fazer, por isso, ficaram quietos e tu caminhantes até à janela e quando mostraste o teu rosto e disseste: “O que tu queres?” E este o que tu queres saiu com um tom crítico, meio zangado, pois o Márcio já devia estar no local de trabalho, mas estava ali a gritar por ti. Foi então que ele disse: “Eu preciso dizer que te amo!” Teus colegas de trabalho aplaudiram, gritaram e tu ficaste ali parada, envergonhada e o Márcio entra no carro e vai-se embora.
Para recordar aquele momento nós ouviremos duas músicas que expressam esse amor que levou o Márcio a gritar bem alto o quanto ele amava-te. A primeira canção é interpretada por Cazuza e Bebel Gilberto e chama-se “Eu preciso dizer que te amo” e a outra música será interpretada por Roberto Carlos e Ivete Sangalo e é a canção: “Se eu não te amasse tanto assim. Espero que tu estejas a gostar do nosso programa e das canções. Digo-te que os nossos outros ouvintes estão a gostar imenso, pois nunca tivemos tantos telefonemas parabenizando-nos por causa do programa.
O namoro de vocês seguiu e não teve mais fim. Ele foi crescendo e germinou e frutificou. Foi um desejo de seguir em frente. Houve compreensão e o desejo de não brigar mais, por isso houve cedência de ambos os lados. Vocês foram aprendendo que para construir uma relação é preciso abrir mão. É fundamental libertar o outro para ser atraído por ele. Essa luta interior de querer ver o outro feliz conduziu-os até aqui e fez com que brigas fossem evitadas. Celebrando essa decisão e atitude ouviremos Djavan a cantar “Samurai” e Elis Regina e Tom Jobim cantando “Brigas nunca mais”. O amor triunfou e vocês chegaram aqui.
A chuva abrandou, o trânsito normalizou e Joana segue normalmente para o seu trabalho. Ela está feliz e realizada com o programa que lhe está a ser dedicado. Ela está feliz com tamanha declaração de amor e surpresa, pois não contava e muito menos imaginava que o marido lhe fizesse algo assim. Aliás, para ela o relacionamento havia caído numa rotina. Eles tinham perdido o encanto e a inocência e por causa do trabalho e do corre-corre, estavam a se distanciar um do outro. Contudo, tudo aquilo que ela estava ouvindo enquanto seguia para o seu emprego veio reacender a chama e mostrar que nada havia mudado, pelo contrário o amor continuava bem vivo e presente.
A chuva cai lentamente, os carros seguem seu fluxo normalmente, o acidente que havia ocorrido já estava resolvido e a pista estava liberada. Assim também, estava a vida de Joana e do Márcio. Ela percebeu que a vida deles seguia o seu curso, que os acidentes do passado tinham sido removidos e que era necessário seguir em frente. Não dava para ficar parada, presa ao passado. Eles eram sobreviventes, eles ousaram sonhar juntos e construir uma vida a dois, não vidas distintas, eles estavam ligados e haviam jurado que seguiriam este caminho juntos e nada nem ninguém os separaria.
Joana sorri mesmo com as lágrimas a descerem por sua face. São lágrimas de alegria, pela certeza de sentir-se amada e cuidada. Ela ri da ousadia do marido e do trabalho que ele teve para elaborar aquele programa todo especial para ela. Mas e se ele não tivesse conseguido fazer aquele programa?
Ela entende que esta atitude é um grito do marido. O programa mostra que eles não estão conseguindo comunicar-se abertamente. Ela percebe que se o programa não tivesse ocorrido a relação deles estaria fragilizada e empobrecida por coisas sem significado. Sendo assim, da mesma maneira que no passado eles decidiram voltar a namorar, ela ali dentro do carro, ao ouvir as músicas e o som da chuva decidiu começar de novo, mas começar a cada dia e que seja sempre melhor que o anterior.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali