Avançar para o conteúdo principal

Solidariedade

Há um texto magnífico no livro de Provérbios que diz o seguinte: “Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” (Pv 17.17). Foi no momento da angústia que eu e minha família percebemos aqueles que se fazem irmãos. Decidi que devia ir ao Brasil para estar com o meu pai. Descobri que meu passaporte estava vencido. Teria que tirar outro e o tempo exigido pelo Consulado do Brasil para a entrega de um novo era demorado. Minha irmã falou com uma amiga no ministério das relações exteriores que por sua vez falou com a Cônsul do Brasil no Porto e esta nos ajudou e recebemos o nosso passaporte no mesmo dia. Minha irmã pôde ver que no seu momento de angústia teve uma amiga que se fez irmã.
Falei com a igreja que sirvo como pastor e esta prontamente apoiou-me e permitiu que eu fosse ver meu pai. Para ir ao Porto aproveitei o feriado do dia 1 de Maio e sendo assim, passamos o dia na casa da família Baptista, amigos chegados e irmãos queridos. No dia seguinte pela manhã nos dirigimos até o Consulado do Brasil e tratamos de tudo. A família Baptista nos apoio e ajudou em tudo.
Um casal querido da igreja se prontificou para levar-me até Lisboa, mas preferi ir de autocarro (Ônibus), mas eles fizeram questão de vir me buscar em casa para levar-me até a rodoviária. Neste processo todo, também recebo uma chamada de um amigo que disponibiliza ajuda financeira, caso fosse necessário. A igreja e todos estes irmãos na fé, na hora da angústia se tornaram irmãos.
Viajei tranquilo pois minha família ficou segura. Os irmãos cuidaram deles com afecto e carinho. A família Teotónio adoptou-os e com o amor que o Senhor tem concedido, pacientemente vinham todos os dias pegar meus filhos e Lílian para levá-los até a escola. Que demonstração de amor e que família nós ganhamos.
A viagem para o Brasil foi excelente. Chego em Brasília e no aeroporto está à minha espera meu cunhado e minha irmã Mirza, que tinha vindo de Vitória para seguirmos junto com Miriam para Manaus. Fomos até a casa da Miriam e quando ela saiu do seu trabalho seguimos para o aeroporto. O voo estava marcado para as 21.30, mas atrasou e chegamos em Manaus por volta de meia-noite. Nesta tarde, papai foi induzido ao coma. Situação da qual não saiu.
Logo pela manhã seguimos para o hospital. Moysés nos levou até lá. Quando chego ao hospital vejo o meu querido amigo pastor Veloso com o pastor Teodoro à minha espera. Que coisa boa! Entramos para ver papai. Falei com ele e li um texto para ele. Oramos juntos e foi algo extraordinário. Eu e Miriam falamos com o médico que nos informou do quadro de papai. Saímos e regressamos para casa. O nosso coração estava apertado, triste, mas gratos a Deus pela oportunidade de estarmos ali a viver aqueles momentos juntamente com o nosso querido irmão Moysés que durante os últimos anos tinha assumido o papai.
Nossa estadia em Manaus é um tempo de reencontro familiar. Fazia 15 anos que nós quatro não estávamos juntos. Foi tempo também de reencontro. Poder olhar e reflectir em tudo o que os nossos pais fizeram por nós. Foi tempo de gratidão e renovação, pois vimos que nada pode abalar a nossa relação.
Minha viagem só foi possível por causa do grande amor do pastor Wagner de seu irmão Daniel juntamente com o Roberto que patrocinaram-me a passagem para que eu pudesse ter este tempo com meu pai e meus irmãos. Estes amigos queridos, na minha angústia tornaram-se irmãos e como louvo a Deus por eles.
Solidariedade não teve início na Polónia. Ele teve seu início em Deus e o povo de Deus é o povo mais solidário que existe. Não estou a ser teórico. Estou a ser verdadeiro, pois eu vivi isto. Eu senti esta solidariedade em minha própria vida. Eu a vivi com os irmãos em Portugal e no Brasil.
Nossos pais tiveram quatro filhos. Somos quatro irmãos de sangue, mas na hora da nossa angústia aqueles a quem temos amado no decorrer da nossa existência se tornaram nossos irmãos e nós louvamos a Deus por isso.
A dor é sempre dor, mas quando temos irmãos que nos concedem um ombro amigo, ela torna-se mais fácil de suportar. Sendo assim, a nossa dor foi aliviada pelos muitos irmãos que ganhamos e pela solidariedade que eles nos demonstraram.
Muito obrigado meus amigos-irmãos por serem tão solidários e amorosos.

Comentários

Anónimo disse…
presiso de ajuda financeira pois presiso comprar um terreno pra poder construir nem que seja um barraco de papelão e não tenho condições terreno este que servira pra abrigar minha esposa e filho de 09 anos caso queira judar com quanto quiser e puder deposite me qualquer banco bradesco agencia 1376-5 conta 20960-0 corrente ou poupança obrigado

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali