Avançar para o conteúdo principal

Aprendendo com as Mulheres


A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28).
A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia.
No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queriam escutá-Lo. Os homens queriam falar e argumentar. Elas desejavam ficar aos seus pés. Foi assim no passado e tem sido assim no presente. Preciso aprender isto com as mulheres.
Necessitamos aprender com as mulheres a sustentar a Obra do Senhor. Se olharmos para o Novo Testamento vemos as mulheres a sustentar o ministério do Senhor (Lc 8.2-3). Em nossos dias vemos a dedicação das mulheres para sustentarem a Obra do Senhor. Todo o investimento que elas fazem. A criatividade que elas têm para poder ajudar os trabalhos missionários. Como afirmou alguém:”Graças a Deus pela UFM!”. É a pura realidade. As mulheres estão muito a frente. Elas servem o Senhor com tudo o que são e o que têm. É assim que nós homens, também devemos fazer.
As mulheres nos ensinam que devemos seguir o Senhor sem medo. É interessante ver as mulheres que seguem o Senhor. Elas rompem com a cultura dos seus dias. Elas assumem perante todos o compromisso que têm com Jesus. Além do mais, na crucificação vemos que todos os homens abandonaram o Senhor, mas as mulheres seguiram-no até o fim. Creio que João foi levado à força, pois elas o agarraram e não lhe deram alternativa. Somos desafiados a ter este compromisso de seguir o Senhor sem medo de enfrentar a cultura e as tradições dos nossos dias. Precisamos ter a mesma coragem que estas mulheres.
As mulheres nos ensinam a valorizar a espiritualidade. Aprendo com as mulheres a dar prioridade à intimidade com o Senhor. As mulheres investem no ministério de oração. Investem suas vidas no serviço do Senhor. É impressionante ver que nas igrejas a grande maioria dos membros é mulher. Elas entregam-se completamente ao Senhor. Estão presente nos cultos e muitas vezes os maridos ficam em casa a reclamar, mas elas não abdicam da sua relação com Jesus. Elas dão maior importância ao lado espiritual. Ter uma relação íntima com Deus é parte essencial da sua vida. Elas fazem-nos ver que precisamos parar e deixar que elas falem. É preciso deixar que elas nos ensinem. É preciso ter humildade para aprender.
A igreja é um corpo. Este corpo precisa funcionar bem. Ela é constituída de homens e mulheres. Todos têm valor. É essencial reconhecer esta realidade. É fundamental para nós olharmos para as mulheres e atribuir-lhes o valor devido e agradecer pelo muito que elas têm feito em prol da expansão do evangelho.
Homens, olhemos para o ministério exercido pelas mulheres e aprendamos com elas.
De alguém que foi marcado pelo testemunho de mulheres extraordinárias!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali