Avançar para o conteúdo principal

ELDORADO

Eldorado é lugar de sonhos. É o lugar onde todas as tragédias e tristezas tornar-se-ão em alegrias. É por este motivo que encontramos muitas pessoas, em todas as partes do mundo a deixarem sua terra natal em busca do seu Eldorado.
O meu caminho foi o contrário. Eu deixei o Eldorado e fui em busca de outras terras. Eu vivia no Eldorado. Era o nome do conjunto residencial onde vivíamos. Ali eu cresci. Foi no Eldorado que experimentei as minhas primeiras alegrias e tristezas. O lugar de sonhos para mim também foi lugar de pesadelo.
É engraçado olhar para trás e ver que foi naquele pequeno canto de terra que descobri tantas coisas boas e tantas coisas más. Foi ali que me apaixonei perdidamente na adolescência e jurei amor eterno. Amor que na realidade, foi sempre platónico e nunca se tornou uma realidade. Um dia ele acabou, pois a mulher amada encontrou alguém com quem se relacionar. Sofri a dor dos que perdem um grande amor. Contudo, sobrevivi e outros relacionamentos surgiram.
Foi ali que descobri os prazeres da vida. Ali descobri que os prazeres que nos foram concedidos por Deus, quando não são bem geridos por nós acabam por nos prejudicar. Foi lá que eu causei grandes dores à minha mãe e ao meu pai. Foi lá que iniciei minha vida dupla. Em casa era alguém normal, moralmente conservador e fora era o mais liberal de todos. Para mim era proibido proibir.
No Eldorado eu descobri o que é ser amigo. Descobri também que existem aqueles que estão a caminhar connosco, mas são oportunistas que estão apenas querendo levar vantagens sobre determinadas situações e momentos. Vi que os homens podem ser grandes sanguessugas. São verdadeiros parasitas que ficam ali a tirar tudo o que podem de nós. Eu também fiz isso. Usei e fui usado. Machuquei e fui machucado.
Lá no Eldorado fui feliz. Ali desfrutei da amizade da minha família. Ali chorei a perda da minha mãe. Foi lá que o meu filho deu seus primeiros passos. Foi lá que minha vida foi transformada e tive que enfrentar as maiores batalhas que um dia pude imaginar.
O Eldorado foi para mim luz e trevas. Alegria e tristeza. Dor e contentamento. Morte e ressurreição. Ali morreu o velho Marcos que era escravo da carne e ressurgiu o novo Marcos livre que ama a vida e o prazer da vida. Foi no Eldorado que eu descobri que Deus não é um carrasco, mas que deseja que nós tenhamos prazer e vivamos uma vida plena.
O Eldorado para mim é muito mais do que um lugar de realização e concretização de um sonho. É o lugar onde vivi e vi que a vida é para ser vivida com intensidade e sabedoria. Se não fazemos as opções certas acabamos escravos de nós mesmos. O que deveria nos dar prazer torna-se nosso senhor. A bebida passa nos dominar. A comida passa a ser algo compulsivo. É como afirma Philip Yancey: “É natural que num mundo distanciado de Deus, até mesmo as coisas boas devem ser tratadas com cuidado, como se fossem explosivos. Perdemos a imaculada inocência do Éden, e todo o Bem representa também um risco, possuindo dentro de si potencial para o abuso. Comer se transforma em glutonaria, o amor se torna desejo e, durante o processo, perdemos de vista Aquele que nos deu o prazer. Os antigos transformavam as coisas em ídolos; nós modernos, chamamo-las “vícios”.” Foi lá no Eldorado que eu vivi os vícios todos e também fui liberto pelo Criador para poder desfrutar livremente de tudo o que Ele preparou para que eu possa viver com alegria e prazer sem me tornar um viciado.
Eu deixei o Eldorado. Dali sai com muita tristeza. Tenho saudades dos amigos que lá deixei. Tenho saudades dos momentos alegres que ali vivi. Tenho vergonha das loucuras que ali cometi. Deixei o Eldorado e já não tenho como voltar para lá. A casa em que fui criado e que depois vivi com a minha esposa já não nos pertence mais. Hoje o Eldorado é uma lembrança, uma página virada que, de quando em vez, eu insistentemente abro-a para lembrar que se hoje sou o que sou, é simplesmente pela graça e misericórdia do Criador.
Eu deixei o Eldorado. Sai em busca de novas aventuras. Sai na busca do prazer. Sou livre e não preciso de um lugar de sonhos para me realizar. Não necessito mais de aventuras para sentir-me vivo. Sou feliz e vivo feliz, pois sei que sou amado pelo Criador. Sou amado pela minha esposa e pelos meus filhos. Sou feliz e esta felicidade projecta-se de mim para os outros. Eu amo e entrego-me em amor e por isso, recebo amor das pessoas.Já faz tempo que sai do Eldorado, mas hoje compreendo que na realidade o melhor Eldorado que pode existir é o ser humano. É com ele que eu quero me encontrar e estar. Hoje, mas que nunca eu quero ser Eldorado na vida daqueles que se aproximarem de mim e quero que eles sejam Eldorado para mim também.

Comentários

Mais uma vez o nosso grande Marcos Amazonas abre o coração, rasgando a alma, desnudando-se por completo, para testemunhar as transformações que Cristo operou em sua vida.

Belíssima meditação sobre o Eldorado.

Belíssima colocação sobre a "ageograficidade" do Eldorado, na vida de quem tem Cristo.

Parabéns, grande Pastor Marcos.

Seu conservo

Wagner Antonio de Araújo
Dra. Costa disse…
Parabenizo-o pela parábola. O Eldorado, na verdade, é dentro de nós. Nosso céu ou nosso inferno. Inferno se insistirmos nos velhos erros; Céu se nos rendermos ao chamado do Libertador. Cada um de nós tem histórias de vitórias ou de fracassos - ou de ambos. O importante são as mãos que seguramos enquanto caminhamos. Que sejam as traspassadas mãos dEle.
Anónimo disse…
Pr.Marcos,
Foi uma grata surpresa clicar seu nome na internet e encontra-lo aqui neste Blogger, feliz e com sua linda família. Não sei se lembra de mim, sou a Márcia Cristina amiga da Sônia Agra lá de Manaus e continuo morando em Brasília. Gostaria de saber mais notícias de vocês.
Meu e-mail de contato é mcmonteiro18@globo.com
Feliz 2009!
Com grande apreço,
Márcia.

Mensagens populares deste blogue

APENAS O EVANGELHO E NADA MAIS QUE O EVANGELHO

José Régio tem um poema que me revejo cada vez mais nele. “Não vou por aí”. Confesso que esta é a declaração que faço para alguns que se dizem líderes religiosos, mas que não passam de comerciantes da fé. É impressionante o marketing que é feito e como há gente que aceita e segue os que se apresentam com títulos, ou até mesmo, que rasgaram o título e desejam apenas ser tratados por seus próprios nomes. Não vou por aí. Não sigo ideias malucas e promessas de prosperidade, onde apenas os líderes enriquecem, e o simples membro continua com sua vida regrada, apertada, para não dizer com a corda no pescoço. Não dá para seguir quem promete bênçãos e vende a fé e viaja em jato privado que está no nome da igreja ou de uma instituição, mas o membro comum não tem o direito de sequer entrar no tal avião que afinal, é da instituição que ele é membro e sendo assim, também um dos que tem direito de usufruir de tal bem. Não vou por aí e não tem como ir. Não dá para seguir líderes que tentam de

Aprendendo com as Mulheres

A igreja é um projecto divino. É um projecto unificador. Nele todos somos iguais, pois como afirmou Paulo: “Não há judeu nem grego; não há escravo nem livre; não há homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”(Gl 3.28). A igreja que vive esta realidade está disposta a aprender com todos os seus irmãos. Está disposta a valorizar os dons que o Senhor concedeu a determinado irmão para a edificação do corpo, sem importar se este é homem ou mulher. Tenho consciência que estou numa igreja assim, uma igreja que valoriza tudo e a todos sem fazer distinção se é homem ou mulher. Sendo assim, quero partilhar as lições que tenho aprendido com as mulheres, tanto na igreja como na Bíblia. No dia-a-dia, aprendo com as mulheres o facto de parar para estar aos pés do Senhor Jesus. É impressionante olhar para a Bíblia, principalmente no Novo Testamento, e ver as mulheres que se prostraram aos pés de Jesus. Elas pararam para adorá-Lo e para ouvirem os seus ensinamentos. Elas apenas queria

COMO DESTRUIR OS FILHOS

Filhos são um desafio. Eles são o grande investimento que alguém pode fazer. São a nossa continuidade e extensão do nosso ser. Filhos são um projeto de vida e para toda vida. O poeta Vinícius de Moraes escreveu: “Filhos... Filhos? Melhor não tê-los! Mas se não os temos Como sabê-los? Se não os temos Que de consulta Quanto silêncio Como os queremos!” [1] Filhos são desejados, sonhados e amados. Filhos são o maior investimento que podemos fazer, mas filhos são um desafio para cada um de nós. Pensando no poema de Vinícius vejo as declarações de Bauman (Bauman, 2006) que diz: “Os filhos estão entre as aquisições mais caras que o consumidor médio pode fazer ao longo de toda a sua vida. (…) ter filhos é, na nossa época, uma questão de decisão, não um acidente - o que aumenta   a ansiedade. Tê-los ou não é, comprovadamente, a decisão de maior alcance e com maiores consequências que existe e, portanto, também a mais angustiante e stressante. Ter filhos significa avali